Encontro do grupo Racionais MC’s com o rapper Busta Rhymes, em estúdio de Nova York, atiça o universo do hip hop
24/07/2025
(Foto: Reprodução) O grupo paulistano Racionais MC’s posa com o rapper norte-americano Busta Rhymes (ao centro) em estúdio de Nova York (EUA)
Jef Delgado / Reprodução Instagram Racionais MC’s
♫ ANÁLISE
♬ Feita pelo fotógrafo Jef Salgado em estúdio de Nova York (EUA) e publicada pelo grupo Racionais MC’s no instagram do quarteto paulistano na tarde de hoje, 24 de julho, a imagem acima carrega peso histórico e, não por acaso, atiçou a curiosidade do universo do hip hop brasileiro.
Na foto, o rapper norte-americano Busta Rhymes – visto ao centro – posa com Mano Brown (à esquerda), KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. A legenda do post na rede social do grupo sugeriu um encontro casual, mas o fato é que seria coerente que Busta participasse do álbum com músicas inéditas que o Racionais MC’s vem preparando desde 2023 em processo de gravação que se estendeu ao longo de 2024 e que, como mostra a foto, continua em Nova York (EUA) neste ano de 2025.
Neste próximo álbum, o primeiro do grupo desde Cores & valores (2014), disco lançado há onze anos, o Racionais se conecta com rappers de gerações posteriores, como o conterrâneo paulistano Criolo e o mineiro Djonga, e com o jovem astro do funk paulista MC Hariel. Isso, claro, se o quarteto utilizar o material preparado nos últimos dois anos.
Uma eventual participação de Busta Rhymes potencializaria a força do próximo álbum do grupo, ainda que, nessa altura da história, o nome do Racionais MC’s já seja autossuficiente e por si só crie relevância e expectativa para um disco.
Nascido no Brooklyn, bairro importante na formação da identidade cultural de Nova York (EUA), Busta Rhymes pavimentou nos Estados Unidos, nos anos 1980, o mesmo caminho desbravado pelo Racionais MC’s no Brasil da década de 1980. Ambos, cada qual no próprio (imenso) quadro, foram decisivos para a consolidação da ideologia e da consciência ativista que molda a nação hip hop, lá e cá.
Busta talvez não seja uma pedra fundamental no hip hop dos EUA como o quarteto paulistano é na construção do rap brasileiro, mas é muito importante e já virou quase uma lenda. Como Mano Brown e Cia. Ao surgir em 1988, na periferia da cidade de São Paulo (SP), o grupo Racionais MC's logo fez a cabeça do povo jovem, pobre e majoritariamente preto que consumia rap nas quebradas nacionais. Daí o peso histórico carregado pela foto com o mano norte-americano.